Em sistemas baseados em Windows cada partição do disco ou dispositivo existente é acessado através de uma “letra” que representa aquela unidade em particular, por exemplo:
C: Para o próprio sistema;D: Para uma outra partição de dados do usuário;E: Para uma unidade de CD ou DVD;F: Para um pen-drive etc.No linux existe uma unica hierarquia de diretórios, através da qual podemos acessar todas as partições e dispositivos (pen-drives, cartões de memória, CDs, DVDs etc) existentes na máquina ou até mesmo em outras máquinas da rede. Os principais diretórios desta hierarquia são detalhados a seguir.
├── bin ├── boot ├── dev ├── etc ├── home ├── lib ├── media ├── mnt ├── opt ├── proc ├── root ├── sbin ├── tmp ├── usr └── var
O conteúdo de cada um destes diretórios é padronizado, a saber:
/bin : Possui programas básicos, utilizados por usuários comuns, ou essenciais ao funcionamento do sistema;/boot : Contém arquivos requeridos para o processo de boot, exceto arquivos de configuração;/dev : Contém arquivos especiais utilizados pelo sistema para acessar dispositivos. Por exemplo, uma partição no primeiro disco é identificada no Linux como sendo o arquivo /dev/sda1;/etc : Armazena arquivos de configuração do sistema e programas nele instalados;/home : Possui uma série de outros diretórios, sendo estes, os diretórios pessoais de cada usuário do sistema;/lib : Armazena as bibliotecas compartilhadas utilizadas por outros programas existentes no sistema. Em instalações modernas também são comuns o /lib32 e /lib64 com a mesma função;/media : Local onde, por padrão, poderemos acessar arquivos de partições windows, pen-drives, cartões de memória, CDs, DVDs, etc;/mnt : Semelhante ao /media, bastante utilizado pelos administradores para acesso a dispositivos temporários, como um disco de backup;/opt : Utilizado para instalação de (grandes) programas;/proc : Possui uma série de informações sobre o sistema operacional e programas que estão executando no momento. É uma rica fonte de informação para os administradores;/root : É o diretório pessoal do usuário root;/sbin : Possui utilitários de administração, utilizados pelo usuário root, ou essenciais ao funcionamento do sistema;/tmp : Armazena arquivos temporários gerados pelo sistema ou programas. Pode ser escrito por qualquer usuário, mas todo seu conteúdo é apagado quando a máquina e reiniciada (ou periodicamente);/usr : Semelhante ao /opt, é utilizado para instalação de programas;/var : Por definição armazena arquivos que são “alterados com muita frequência”. É muito utilizado por servidores de diversos serviços, para o registro de diversas informações sobre o funcionamento do sistema etc.