Atividade Prática - Configuração de solução de cache para pacotes deb

Regras

  • A atividade será inteiramente prática.
  • Deverá ser feita em dupla.
  • Poderá ser consultado qualquer tipo de material.
  • Só não poderá haver consulta entre as duplas.

Execução da Prática


Contexto da prática

Você foi contratado como técnico de laboratório por uma instituição de ensino para realizar a manutenção das máquinas de todos os laboratórios de informática. Essa instituição oferta cursos nas áreas de Web Design, Segurança da Informação e Redes de Computadores. Os laboratórios são equipados com máquinas com o Ubuntu instalado como Sistema Operacional.

Uma de suas atribuições como responsável pela manutenção do laboratório é manter o sistema operacional das máquinas sempre atualizado, com as novas versões dos principais pacotes instalados. A atualização da versão do sistema operacional como um todo deve ser feita somente antes do início do semestre. Após as primeiras atualizações realizadas por você, o administrador da rede entrou em contato informando que o processo de atualização estava sobrecarregando o link de internet da escola, prejudicando inclusive o acesso externo aos sites institucionais.

Com intituito de resolver o problema de sobrecarga do link em virtude das atualizações, você realizou uma pesquisa por soluções que evitassem o acesso a internet para realizar o download dos pacotes. Foram encontrados dois tipos de soluções, uma que utiliza uma cópia do repositório oficial do Ubuntu e outra que utiliza um sistema de cache. Após o estudo das soluções você decidiu por utilizar a baseada em cache. Para validar a solução, você precisa instalar o servidor e configurar algumas máquinas clientes para utilizar esse servidor no processo de atualização de pacotes.

Para realizar essa tarefa, você contará com a ajuda de outro técnico de laboratório. Antes de realizar os procedimentos nas máquinas reais, vocês devem utilizar máquins virtuais com o Ubuntu, de modos a validar todo o processo de configuração da solução. As máquinas deverão ser configuradas via DHCP da rede do IFB, visto que não existe a necessidade de uma configuração de rede especifica. Com essa informação foi confeccionado um diagrama com o esquema da solução desejada:

Esquema

A tabela abaixo contém o resumo do contexto e a característica das máquinas:

Máquina IP Disco Memória
Servidor Apt-Cacher Via DHCP 30 GB 512 MB
Máquina cliente 01 Via DHCP 8 GB 512 MB
Máquina cliente 02 Via DHCP 8 GB 512 MB

Instalação da máquina virtual

Todas as máquinas virtuais utilizadas poderão ser instaladas com o sistema operacional Ubuntu. Como iremos instalar um servidor que será acessado pelas máquinas clientes, precisamos configurar as interfaces de rede de cada máquina virtual no modo bridge, de modos que as máquinas virtuais fiquem na rede do IFB, como ocorre com as máquinas reais.

ISO do Ubuntu

  • Para baixar o ISO do Ubuntu 11.10 clique AQUI!!!

Servidor

A máquina que será utilizada pela dupla como servidor será um Ubuntu e deverá ser instalada em disco. Poderá ser utilizado qualquer esquema de particionamento.

Cliente

Cada uma das máquinas virtuais Cliente que serão utilizadas pela dupla será um Ubuntu disponibilizado da forma que a dupla achar melhor. Poderá ser instalado ou utilizado no modo de teste.

Roteiro Prática Apt-Cacher

  • Instalar o configurar o Apt-Cacher na máquina servidor, seguindo o tutorial disponível AQUI!!!. Caso precise configurar proxy na máquina, utilize o tutorial disponível AQUI.
  • O tutorial explica várias configurações. Para a prática basta configurar o proxy, visto que a rede do IFB exige proxy. As demais configurações podem ficar default;
  • Configurar os clientes para usar o Apt-Cacher. Para isso alterar o sources.list e colocar o endereço e porta do Apt-Cacher (verificar qual endereço ip o servidor pegou via dhcp);
  • Atualizar o Cliente01 e Cliente02, usando apt-get update e apt-get upgrade. Caso não funcione, retirar a configuração de proxy da máquina cliente.

Gerando relatório de utilização do cache

Também é possível gerar um relatório simples da utilização do cache. Se você deixou a opção “generate_reports=1” no arquivo de configuração (/etc/apt-cacher/apt-cacher.conf), o próprio apt-cacher se encarregará de gerar o relatório todos os dias. Senão pode executá-lo manualmente.

# /usr/share/apt-cacher/apt-cacher-report.pl

Para acessar o relatório digite → http://ip_do_servidor_de_cache/apt-cacher/report

Para outras informações acesse → http://ip_do_servidor_de_cache/apt-cacher

Conclusão

O apt-cacher lhe será muito útil se você tiver muitos servidores com a mesma distribuição (Debian, Ubuntu), vai lhe poupar tempo e largura de banda e não veremos o chefe reclamando que a internet está lenta quando estivermos instalando muitos e muitos pacotes nos servidores. :-)

ensino/semestres/2012.1/mcs/aulas/roteiro-apt-cacher/inicio.txt · Última modificação: 2012/05/30 20:53 (edição externa)