Hands On

Contexto

Esta parte do mini-curso tem por objetivo fixar os conhecimentos visto durante a parte teórica. Devido ao tempo e as características do mini-curso, a atividade será individual e consistirá no seguinte:

  • Instalação de um servidor Web (Apache);
  • Instalação do Firewall Builder, utilizando o gerenciador de pacotes;
  • Construção de um firewall para o servidor Web;
  • Instalação do Firewall e testes diversos;

Instalação do Servidor Web

A instalação da aplicação Apache2, que servirá como nosso servidor Web, é uma tarefa relativamente simples quanto realizada com o Gerenciador de Pacotes no estilo apt-get. O comando a ser executado é:

# apt-get update
# http_proxy=http://192.168.1.119:3128 apt-get install apache2

O # não faz parte do comando, serve apenas para indicar que o comando precisa de poderes de root. O primeiro comando é necessário para atualizar os índices dos pacotes e o segundo realizada a instalação, visto que o nome do pacote é apache2.

Vejam que foi colocado uma variável de ambiente antes do comando de instalação do apache. Isso foi feito para que o apt-get utilize o proxy instalado em minha máquina, para que a instalação ocorra de forma mais rápida, evitando atrasos.

Após a instalação, iremos editar o aquivo index.html padrão do apache, apenas para auxiliar na diferenciação das máquinas. Editem o arquivo /var/www/index.html alterando o conteúdo de It works! para algo que facilite a identificação de sua máquina. Utilize qualquer editor de texto (sugestões: vi, pico, gedit).

Instalação do Firewall Builder

A instalação do FwBuilder utilizando o gerenciador de pacotes é uma tarefa também bem simples. A única diferente para a instalação do servidor Web é que precisamos incluir o endereço do repositório no arquivo de configuração do apt-get. Para isso precisamos editar o arquivo /etc/apt/souces.list e incluir a linha abaixo no final dele:

deb http://packages.fwbuilder.org/deb/stable/ maverick contrib

Em seguida, precisamos instalar a chave para que o apt-get faça a verificação da assinatura dos arquivos baixados do repostório. Os comandos abaixo devem ser executados:

# wget http://www.fwbuilder.org/PACKAGE-GPG-KEY-fwbuilder.asc
# apt-key add PACKAGE-GPG-KEY-fwbuilder.asc

Por fim, poderemos realizar a instalação do FwBuilder:

# apt-get update
# http_proxy=http://192.168.1.119:3128 apt-get install fwbuilder

Construção de um firewall para o servidor Web

A atividade será realizada em conjunto com o professor

Instalação do Firewall e testes diversos

A atividade será realizada em conjunto com o professor

eventos/2011/estrada_futuro/hands_on/inicio.txt · Última modificação: 2018/04/21 12:19 por 2664038